
Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise
CNPJ: 32.083.499/0001-34
INPI: 924993502

Sim. A Psicanálise Cura!
A cura pela psicanálise
A psicanálise é singular, por meio da técnica de escuta, da livre associação e da interpretação dos sonhos é que o paciente ressignifica suas experiências e os sintomas são curados.
Sim. A psicanálise cura! Um livro de Nasio que mostra através de casos clínicos comoventes como um psicanalista acompanha seus pacientes até a cura
J.-D. Nasio expõe de modo original a sua concepção e a sua prática de como conduzir uma análise. O livro foi construído em torno de 8 exemplos de seu consultório – como o Homem de Negro; Amália, a mãe violenta; e Clara, a bebê que se deixava morrer.
Autor de uma obra já consagrada e numerosa, Nasio explica em cinco etapas como a tarefa analítica se desdobra: da observação à interpretação, quando o analista “diz com clareza ao paciente o que este já sabia, embora confusamente”. Apresenta ainda quatro variantes inéditas da interpretação do psicanalista, que leva à cura. E conclui que ao fim de cada análise “o advento da cura continua a ser um enigma”.
“Nasio escreve e trabalha com uma inventividade que evoca a recomendação de Lacan de que cada analista deve reinventar a psicanálise. Não teme parecer simplista, e pede aos psicanalistas que se concentrem no essencial: não percam de vista a finalidade do tratamento e seus pontos fortes. Através de formulações ricas e quase sempre surpreendentes, comunica-se com os leitores de modo simples e direto – como se também aí exercesse sua escuta –, deixando neles uma forte marca de como a psicanálise é bela e profunda.” Marco Antonio Coutinho
Sugestão de Filme:
Freud, Além da Alma 1962
Data de lançamento: 23 de outubro de 2014 (Brasil)
Biografia romanceada do pai da psicanálise, Sigmund Freud. Os seus casos mais célebres e o envolvimento com os pacientes.
Documentário:
A invenção da psicanálise
Este documentário traz a oportunidade de ouvirmos a voz de Freud, na única gravação em áudio, em entrevista à BBC (07 de dezembro de 1938); de vermos fotos e vídeos raros, como o depoimento de Carl Jung descrevendo seu primeiro encontro com Freud; além de acompanharmos a trajetória do nascimento da psicanálise e seus desdobramentos posteriores. O longa metragem, realizado pela BBC de Londres é comentado por Elisabeth Roudinesco e Peter Gay, conhecido biógrafo de Freud.